← Back to portfolio

Como ter uma vida saudável?

Published on

Um dos maiores desafios de quem tem uma vida corrida é encontrar alguma forma de manter uma rotina saudável e prática. São tantas tarefas que parece que a vida segue em piloto automático e não temos tempo ou ânimo para começar uma nova atividade ou hábito que traga benefícios para a nossa saúde e bem-estar, não é mesmo?

Então, se você se identifica com a situação acima, mas quer melhorar a sua qualidade de vida, está no lugar certo! Neste artigo, vamos mostrar que é possível sim encontrar tempo e motivação para praticar atividade física, mudar sua rotina alimentar e investir no seu maior bem: a sua qualidade de vida.

Como ter uma dieta saudável e prática?

Certamente você já ouviu a expressão "Você é o que você come". E ela é a mais pura verdade! Para manter uma rotina saudável, adotar bons hábitos alimentares é o primeiro passo.

Café da manhã

Vamos começar pela refeição mais importante do dia, o café da manhã! Muitas pessoas não dão tanta importância para ele, mas é neste momento que seu corpo mais precisa de nutrientes, já que passou várias horas em jejum desde a última refeição, que foi provavelmente o jantar.

Para o café da manhã, prefira carboidratos integrais, que melhoram o funcionamento do intestino. Como acompanhamento dos pães e torradas, opte por queijos magros, como o cottage e a ricota, que têm baixo teor de gordura. Não se esqueça de comer frutas, elas são ricas em água, fibras e nutrientes de que o nosso corpo tanto precisa.

Almoço

Monte um prato bem colorido! Muita salada, legumes e alguma proteína magra, pode ser um filé de frango, peixe ou uma carne vermelha com pouca gordura.

Não deixe de incluir arroz e feijão no seu prato, pois se engana quem pensa que eles engordam. Eles são fundamentais para compor uma refeição rica em nutrientes!

Jantar

Você pode repetir as mesmas opções do almoço ou se preferir algo mais leve, opte por uma salada com um grelhado. Veja o que melhor satisfaz a sua fome.

O mais importante para uma rotina saudável é nunca pular nenhuma refeição, pois todas elas são fundamentais para a nossa nutrição e bem-estar. Portanto, não deixe de jantar!

Lanches intermediários

Falando sobre não pular refeições, não se esqueça de fazer lanches saudáveis entre o café da manhã, almoço e jantar. Prefira frutas, iogurtes integrais, castanhas ou frutas secas.

Independentemente da sua escolha, é extremamente importante não ficar longos períodos em jejum. Se você não consegue se lembrar de fazer lanches, crie o hábito de colocar um lembrete no celular para ajudar.

Como ter tempo para os exercícios físicos?

Os exercícios físicos são tão importantes quanto a alimentação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que, para uma pessoa não ser sedentária, é preciso praticar ao menos 40 minutos de atividade física três vezes por semana. Não é muita coisa, não é mesmo?

Pode ser aula de pilates, crossfit, natação, dança, musculação, corrida ou até mesmo caminhada. O que importa é não deixar o corpo parado!

A atividade física, além de fortalecer os músculos e auxiliar no emagrecimento saudável, atua na liberação do hormônio endorfina, que gera sensação de prazer no nosso cérebro.

Como cuidar da saúde mental?

Os cuidados com a nossa saúde mental também são essenciais. Por isso, coloque na sua rotina atividades que tragam prazer, como hobbies ou programas de lazer. Pode ser ler um livro, ver um filme, desenhar, escrever etc. O que importa é sempre se dedicar ao que faz bem para você!

Além disso, não deixe de conviver com as pessoas queridas. Passar um tempo junto de amigos e familiares é um das melhores coisas da vida, não é mesmo? Então, saia para tomar um café com aquela pessoa que você não vê há algum tempo. Isso fará muito bem para você e para ela também!

Pequenas mudanças como essas que você acabou de ver neste artigo podem trazer muito mais qualidade de vida para os seus dias, deixando sua rotina mais saudável em todos os sentidos.

Se você quer saber mais sobre como manter um uma rotina saudável, assine nossa newsletter e receba dicas de saúde e bem-estar direto no seu e-mail!

 
*HIPERLINKS FORAM ADICIONADOS DIRETAMENTE NO BLOG DO CLIENTE.