← Back to portfolio

Comunicação corporativa: qual a relação entre a imagem e a reputação da empresa?

Published on

Toda empresa que pretende estar em evidência ou ganhar espaço no mercado para se destacar precisa ter uma boa imagem, construir uma boa reputação e conquistar mais clientes. Mas ter um bom posicionamento não é fácil, é preciso conhecer o cenário, estudar os concorrentes, analisar os diferenciais da sua marca, definir as estratégias que serão usadas para alcançar os objetivos, entre outros processos de comunicação.

O poder da marca pode ser tão forte que algumas empresas conseguem sustentar por anos, sem alterar seu portfólio de produtos, ou seja, já estão consolidadas no mercado e têm uma reputação construída, mas isso não a isenta de continuar investindo em sua imagem, pelo contrário, exige cuidado para evitar que algum fato ou ruído em sua comunicação com o público tenha o efeito contrário e prejudique sua reputação.

Sem ter uma marca forte, as empresas não conseguem crescer e nem ter fôlego para competir com a concorrência. É importante que a corporação respeite suas limitações, busque inspiração em suas raízes e não fuja de sua identidade para a criação de uma boa reputação junto ao mercado. Dentre as formas mais eficazes para a construção da imagem, as principais são:

Inovar sempre

O mercado é competitivo e as empresas precisam mostrar seu diferencial para ter visibilidade, se destacar e sair da “mesmice”. É imprescindível pensar em estratégias de inovação, seja na forma com que a corporação se impõe para seus clientes, na divulgação e publicidade ou em planejamentos internos, é necessário sempre inovar para se sobressair e solidificar sua reputação.

Investir em comunicação

Há diversas ferramentas de comunicação que geram resultados para a empresa, dentre elas, as que mais se destacam são: relações com a mídia, marketing digitalmarketing de conteúdo, relações públicas e publicidade. As redes sociais também devem ser cuidadosamente administradas, o seu cliente provavelmente está lá, portanto este é um meio para construir relacionamento e reforçar a sua marca.

Ter responsabilidade e compromisso

A empresa também deve manter um relacionamento com seus clientes. Além disso, muitas pessoas tomam decisões por meio da reputação, pois pesquisam na internet se a empresa presta o devido atendimento e isso pode influenciar diretamente na sua escolha. É necessário estar sempre atualizado com as novidades do mercado e adaptado às novas tecnologias.

Além disso, estamos em uma era em que as pessoas valorizam empresas que fazem ações sociais e investem em soluções sustentáveis, portanto reforçar estas questões na construção da reputação de sua empresa pode ser uma boa estratégia.

Mas não se esqueça que o trabalho de comunicação corporativa é contínuo e após construir uma imagem positiva da sua marca, é preciso criar estratégias para manter a sua reputação conquistada. Cuidar da imagem da sua marca é pensar no futuro e crescimento da sua empresa.

Para ter acesso a mais conteúdos como este, siga nossos perfis nas redes sociais. Estamos no Facebook, Linkedin e Instagram.



*HIPERLINKS FORAM ADICIONADOS DIRETAMENTE NO BLOG DO CLIENTE.