← Back to portfolio

Executivos correm riscos, D&O os protege

Published on

Gestores assumem grandes riscos o tempo todo. E uma característica importante de um bom executivo é prever e se preparar para eles.

Porém, existem riscos tão desconhecidos e alheios à gestão e fora de controle, que mesmo excelentes profissionais não são capazes de prevê-los.

Mesmo quando não envolvidos, os executivos podem sofrer danos apenas por fazer parte de uma organização. E ser legalmente penalizados por prejuízos financeiros e morais sobre assuntos aos quais não tiveram acesso.

O maior risco, porém, não é o patrimonial. Sim, ele pode ser impactante, mas a pior situação é aquela que afeta a reputação e a família dos envolvidos. Existe um seguro especial que protege os executivos nestas situações, o D&O.

O significa D&O?

O D&O é um seguro que protege diretores e conselheiros. A sigla vem de Directors and Officers Liability Insurance e é pronunciada em inglês, mesmo aqui no Brasil.

Trata-se de um serviço bem familiar para um grupo seleto de altos executivos e relativamente desconhecido entre os executivos em geral. Não deveria ser assim. É tão vital para um executivo sênior como um seguro saúde.

Qual é a cobertura do seguro?

O D&O cobre erros de gestão, insolvência, enxugamento no quadro de executivos, não recolhimento de impostos, descentralização, omissão e falta de transparência, conflitos internos, processos administrativos e criminais, reputação, recolocação, legislação e normas regulatórias, reestruturação e perdas (meio ambiente, empregados, terceirizados). O D&O não cobre atos ilícitos e dolosos, fraude e reclamações conhecidas previamente pelo usuário.

Ele é um produto que deve ser ajustado de acordo com as necessidades de cada cliente. É um trabalho sob medida. O consultor é como um alfaiate, que ajusta os detalhes para que o terno caia perfeitamente em seu cliente, ou seja, protegendo-o da melhor forma possível. A sinergia e confiança na relação entre o cliente e o consultor são fundamentais.

A cobertura é retroativa ilimitada, automática para novas aquisições de empresas limitada a 30% dos ativos, cobertura futura de até 6 anos para casos de venda do controle ou não renovação da apólice, inclui cônjuges e sucessores.

O cliente segurado deve estar atento à data em que ele foi citado em algum processo, o momento em que ele tomou conhecimento e quando repassou essa informação à seguradora, bem como se o erro está relacionado à sua função de gestor.

Esses são alguns dos fatores que definem se há ou não cobertura e isso deve ficar bem claro no processo de consultoria de riscos que antecede a contratação da apólice. Depois da crise decorrente de operações como Mensalão e a Lava Jato, a análise da cobertura está cada vez mais detalhada e criteriosa.

Quanto custa o D&O?

A ideia de que o D&O é um produto elitizado é falsa. É um seguro relativamente barato. As taxas variam de 0,1% a 1% do valor da cobertura de acordo com o tipo de operação.

Os valores de cobertura vão de R$ 5 milhões a R$ 500 milhões, dependendo da atividade, estrutura de capital, balanço financeiros e risco de seus dirigentes.

Como não pode ser contratado individualmente, mas sim para todos os executivos, o rateio do custo final por segurado é surpreendentemente irrisório. É importante para empresas de todos os tamanhos. É, inclusive, muito necessário para o terceiro setor.

O mercado de seguros de responsabilidade civil e administradores no Brasil evoluiu muito na última década. O serviço oferece soluções excelentes, que protegem e amparam o segurado de uma maneira bem abrangente. Trata-se de um seguro fundamental, pois permite focar nos desafios do trabalho com a tranquilidade de saber que alguns dos bens mais valiosos, como patrimônio familiar, liberdade e reputação estão protegidos.

Sendo um seguro tão simples de contratar e acessível, a única explicação para que o D&O ainda não seja considerado um benefício básico e em todas as empresas é que muitas ainda não entendem como funciona ou não prestam atenção a isto.

Quer saber como contratar um seguro D&O para sua empresa? Entre em contato conosco agora mesmo.

 
*HIPERLINKS FORAM ADICIONADOS DIRETAMENTE NO BLOG DO CLIENTE.