← Back to portfolio

Segmentação assistencial: qual é a cobertura do meu plano de saúde?

Published on

Ao contratar um plano de saúde o beneficiário ou profissional de Recursos Humanos deve conhecer as opções disponíveis no mercado para escolher a que melhor atende suas necessidades. Os diferentes tipos de cobertura, chamados de segmentações assistências, são divisões determinadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Cada segmentação segue minimamente o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS. Essa obrigatoriedade contempla todos os contratos fechados após 1º de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9656/98. Continue a leitura e conheça melhor cada um delas.

Plano ambulatorial

Cobertura de consultas médicas em clínicas ou consultórios, exames, tratamentos e demais procedimentos ambulatoriais do Rol. Atendimentos de emergência são limitados até as primeiras 12 horas. Procedimentos de cobertura hospitalar são de responsabilidade do beneficiário mesmo que realizados na mesma unidade e em menos de 12 horas do atendimento.

Plano hospitalar sem obstetrícia

Atendimento em regime de internação hospitalar, sem limite de tempo, exceto cobertura de parto. No período de carência, o atendimento emergencial segue as regras do plano ambulatorial, ou seja, não cobre internação com mais de 12 horas.

Plano hospitalar com obstetrícia

Atendimento em regime de internação hospitalar, sem limite de tempo, com cobertura de parto. O recém-nascido filho natural ou adotivo do titular, ou de seu dependente, também tem cobertura assistencial durante os primeiros 30 dias após o parto. Caso a mulher necessite de assistência médico-hospitalar decorrente da condição gestacional durante o período de carência, terá direito à cobertura do plano ambulatorial.

Plano de referência

Determinada pela Lei nº 9.656/98, contempla assistência médico-ambulatorial e hospitalar com obstetrícia, acomodação em enfermaria e atendimento de urgência e emergência integral após 24h de contratação.

Plano exclusivamente odontológico 

Garante assistência odontológica com consultas, exames auxiliares ou complementares, atendimentos de urgência e emergência, tratamentos e demais procedimentos de ambiente ambulatorial solicitados pelo cirurgião-dentista dentro do Rol da ANS.

As segmentações dos planos ainda podem ser comercializadas da seguinte forma:

  • Hospitalar sem Obstetrícia 
  • Hospitalar com Obstetrícia 
  • Exclusivamente Odontológico
  • Ambulatorial + Odontológico Ambulatorial + Hospitalar sem Obstetrícia 
  • Ambulatorial + Hospitalar com Obstetrícia 
  • Hospitalar com Obstetrícia + Odontológico 
  • Hospitalar sem obstetrícia + Odontológico 
  • Ambulatorial + Hospitalar sem Obstetrícia + Odontológico 
  • Ambulatorial + Hospitalar com Obstetrícia + Odontológico

Conhecer cada segmentação assistencial é fundamental para escolher melhor o plano de saúde que atenda às necessidades da sua família ou dos seus colaboradores.

Entre em contato conosco e conheça as melhores opções disponíveis no mercado.




*HIPERLINKS FORAM ADICIONADOS DIRETAMENTE NO BLOG DO CLIENTE.