← Back to portfolio

Você sabe o que é nidação?

Published on

A nidação é a implantação do óvulo fecundado na parede uterina. Após a fecundação, que ocorre nas tubas uterinas, inicia-se a divisão celular e o embrião, chamado de zigoto nesse estágio, se move até o útero.

No útero, o embrião com 10mm está pronto para se fixar no endométrio, camada que recobre a parede uterina com grande concentração de progesterona. Com a nidação se inicia a formação da placenta e a produção do hormônio gonadotrofina coriônica humana – HCG, o hormônio da gravidez, e se tem a confirmação da gestação.

Do momento da fecundação até o início da nidação pode transcorrer de 5 a 12 dias, variando de acordo com cada organismo, sendo o tempo comumente considerado pelos ginecologistas de sete dias. A fixação completa do embrião na parede do útero leva cerca de 13 dias.

Quais são os sintomas da nidação?

Os sintomas mais comuns da nidação surgem no terceiro dia e são:

  • cólicas abdominais; 
  • pequenos sangramentos com coloração que varia do vermelho vivo ao marrom. 

Por serem semelhantes aos sintomas da menstruação, podem ser confundidos com ela e se tornam motivo de desespero para as mulheres que estão tentando engravidar, pois elas acreditam que estão sofrendo um aborto espontâneo. 

Se os sintomas persistirem e o fluxo sanguíneo aumentar fora do período esperado para a menstruarão, procure o seu ginecologista.

Agora que você já viu o que acontece no corpo durante a nidação, continue acompanhando os próximos posts para entender todo o processo da gestação.



*HIPERLINKS FORAM ADICIONADOS DIRETAMENTE NO BLOG DO CLIENTE.